terça-feira, 1 de setembro de 2009

BONITO, Mato Grosso do Sul



PARABENS, VOCÊ ACERTOU!!! Para mais informações, conheça o destino aqui no blog, e para os pacotes acesse este link.

Bonito é uma cidadezinha no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Cidadezinha mesmo! Informações "oficiais" desencontradas dizem 18, 20, 22 e até 25 mil habitantes. Fica a cerca de 300 km da capital, Campo Grande. E até que é bem bonitinha!
Apesar do tamaninho da cidade, ela tem hotéis, pousadas, chalés e até resorts, super confortáveis. Bons restaurantes? Por ser uma cidade tão pequena, digamos que os restaurantes são bons e em bom número. Mas você vai se preocupar com isso praticamente, só na hora do jantar. Porque para almoçar, durante o dia, você irá fazer refeições fantásticas, nas fazendas onde ficam os passeios, que você certamente vai fazer em Bonito.
Lojinhas, muitas lojinhas do tipo boutiques, ou de camisetas, artesanatos, artigos para ecoturismo, caminhadas, mergulho, souvenirs... sorveterias estão dispostas em cada rua da cidade, e em enorme quantidade. "Bater perna" à noite, depois do jantar, prá fazer a digestão é um programa super agradável.

Bonito é um dos paraísos brasileiros do ecoturismo, talvez o mais conhecido e seu exemplo de gestão da atividade ecoturística é sempre estudado nas universidades do país como exemplo bem sucedido na tentativa de aliar desenvolvimento, turismo e meio ambiente.

Sempre me perguntam quanto tempo eu acho interessante para se permanecer em Bonito e eu sempre respondo a mesma coisa: se você quiser ficar duas semanas, vai encontrar passeios e atividades diferentes para se fazer em cada dia, sem repetir. Mas se você não tiver muito tempo, separe pelo menos três dias inteiros (inteirinhos): 1 para visitar a Gruta do Lago Azul, símbolo de Bonito, e uma das cavernas mais lindas onde ja estive; e neste mesmo dia, dá para fazer um divertido passeio de bote (chamado de rafting pelas agências, mas de rafting tem mto pouco, porque é muito light).

Em outro dia, você faz um passeio de dia inteiro (trekking, cachoeiras), com direito a um almoço fantastico, em uma das fazendas da região.

E no terceiro dia (não necessariamente nesta ordem), você faz um passeio de mergulho (flutuação) em uma das nascentes de lá. Na minha opinião, o grande atrativo de Bonito são estes mergulhos em nascentes, pois as águas são de uma transparência absurda, quase inacreditável.