sábado, 27 de fevereiro de 2010

FERNANDO DE NORONHA: o que fazer (Parte 2)

 

Caminhada Histórica - Se essa é sua primeira vez no arquipélago, outro roteiro imperdível é a caminhada histórica, que começa na "capital", a Vila dos Remédios. É aí que se encontra boa parte do chamado sítio histórico de Noronha. A caminhada pode começar pelo Museu Histórico, continuando pelo Palácio São Miguel, sede da administração de Noronha, construída em 1948. O casarão em estilo colonial possui móveis de meados do século XX,  telas do pintor pernambucano Wash Rodrigues e um vitral com a imagem do arcanjo São Miguel, em tamanho natural que é super bonito. Continuando a caminhada, vale uma visita  à igreja de Nossa Senhora dos Remédios e também ao Forte (que tem o mesmo nome), além do casario antigo. Se puder contar com a ajuda de um guia local, é outra coisa. As caminhadas costumam passar também por algumas praias, como a do Cachorro, Meio e Conceição, onde normalmente se tem tempo livre para banho de sol e mar.



Forte dos Remédios


Passeio de Barco - Outro passeio imperdível para quem está em Noronha, obviamente, é pelo mar. Gente, não tem como (nem porque) não fazer. O barco passa pelas ilhas secundárias para a observação das formações rochosas e dos ninhos das aves marítimas. Em seguida, o barco ruma para a outra extremidade do arquipélago, passando em frente a várias praias e baías


P.S. As fotos deste post são do site oficial de Noronha, do governo do Estado de Pernambuco.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

FERNANDO DE NORONHA: o que fazer (Parte 1)


Bom... no LUA DE MEL COM ESTILO, eu já dediquei um post a Noronha, com informações mais específicas sobre tipos de acomodação (e sugestões). Portanto, não faz sentido blogar aqui tudo de novo. Se você ainda não viu, veja aqui.

O objetivo DESTE post é dar umas dicas de como aproveitar melhor sua permanência na ilha, independente da razão de sua viagem: férias, lazer, relax, lua de mel...

Durante a sua temporada em Noronha, existe um monte de atividades, passeios, trilhas que podem ser feitas para que você conheça as... , desfrute das... e se integre às... maravilhas desse paraíso brasileiro. Se você tem pouco tempo, acho que um dos passeios ideais e imperdíveis é o Circuito na Ilha. Trata-se de um passeio feito de buggy ou carro tipo pick up que dá uma geral em praticamente toda Noronha. Dura o dia inteiro, das 8 da manhã até o por do sol, com parada nas principais praias e mirantes. Normalmente, neste circuito, a Praia do Atalaia não está incluída, pois existem algumas restrições para a visita.

Na Atalaia, a visita é controlada, limitada a pouquissimos visitantes por dia, onde a permanencia máxima é de meia hora (sujeito a alterações por parte do IBAMA). A praia possui águas super claras e profundidade média de 80 cm. (Já viu que outra sugestão e conhece-la, né?!) O nome ATALAIA é devido à Ilha do Frade à sua frente: assemelha-se a um monge ajoelhado, fazendo sentinela - significado da palavra atalaia. A praia é pequena, mesmo assim é uma das mais controladas para ajudar na preservação de suas características. Na maré baixa forma-se uma piscina natural com fundo de areias claras, onde diversos tipos de peixes, lagostas e até pequenos tubarões ficam presos. Entre a Baía do Sueste e a Atalaia há uma cabine para distribuição de senha. É proibido o uso de protetor solar, bronzeador e nadadeiras.

Foto André Seale

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ceará, Praia da Requenguela, onde o mar desaparece (?)


Hoje de manhã, vi uma reportagem sobre essa praia no Bom Dia Brasil!!! Achei tão interessante, que pensei: vou blogar sobre esse lugar. Já estive aí uma vez, há mais de 10 anos e confesso que nem lembrava mais... Deu uma vontade de voltaaar...

Bom... a paisagem é conhecida! Quem já esteve nas praias do Ceará reconhece de primeira. A foto acima só pode ser de praia cearense. E é! O pedacinho de paraíso em questão fica a mais de 200 km da capital, Fortaleza (quase na divisa com o Rio Grande do Norte), na Costa do Sol Nascente. A estrada prá chegar não é muito boa (pode levar mais de 4 horas), mas como vale à pena. O município é Icapuí, rodeado de praias lindas, mas uma em especial, de nome engraçado (Requenguela) tem uma curiosidade.

Requenguela - Icapuí/CE


O mar só aparece algumas (poucas) horas por dia, quando a maré se enche. E dura pouco. Cerca de três horinhas e já vai embora de novo (quando a maré baixa). O fenômeno é tão curioso, que muita gente vai até a Requenguela só pra ver. E se você pensa que os pescadores acham ruim, estão requenguelamente enganados: enquanto a maioria dos pescadores vão para o mar, aqui, o mar vem até os pescadores. Basta deixar os barcos ancorados na areia, que quando o mar vem, enche tudo. Eles pescam, durante 3 horas, e depois é só esperar o mar ir embora... rsrsrs... Simples assim!

Bom, se você quer conhecer de perto, esta é só uma curiosidade... Mas o litoral do Ceará tem muito mais... e a região de Icapuí nem se fala. Prá se hospedar, a gente sugere um hotelzinho tudo de bom, o Hotel Casa do Mar. Olha que nome mais sugestivo! O site é http://www.hotelcasadomar.com.br/ e tem até um bangalô com piscina privativa em torno e espelho d’água no seu interior (no estilo do Nannai, em Porto de Galinhas). 

Animou?!?! Bjs e até o próximo post.

Ah... Me sigam no twitter.... @viajarcomestilo. Noticias e dicas quentinhas, saindo do forno, diariamente...