sexta-feira, 20 de julho de 2012

Fazendo Imigração nos Estados Unidos em tempos de visto fácil!

Fila da Imigração em Aeroporto de Nova York - Foto: Arquivo de imagens do Google

 
Quem tirou o visto de entrada para os Estados Unidos recentemente (tipo de mais ou menos 1 ano prá cá, quando as coisas facilitaram) deve ficar super atento, tanto na hora de prestar as informações no formulario DS 160 (na hora de preencher para requisitar o visto) quanto na hora da verdade, quando o voo aterrisa em solo norte americano e você parte pro primeiro desafio, da imigração.

Já vou contar porquê.

Estava eu sossegada, ontem à noite, batendo papo com minha mamãe, que acaba de voltar de uma viagem a Las Vegas. Ela me contando tudo sobre a viagem: os hotéis, os cassinos, lojas, comprinhas... E como ela foi acompanhada de uma prima muito querida que fazia sua primeira viagem aos Estados Unidos, sei lá porque, fiquei curiosa e perguntei pra ela: "Mãe, e a (ai gente... será que eu falo o nome? melhor não né? Vai que ela não gosta...) Prima? Como foi na imigração, tudo tranquilo depois destas mudanças?"

Eu nem me preocupei em perguntar da minha mãe, pq como era a enésima ida prá la, não imaginava que ela pudesse ter problemas mesmo. Enfim... E qual foi a minha surpresa, quando minha mãe se vira pra mim e fala: "Olha, fiquei impressionada... Eles perguntaram tudo pra sua prima, absolutamente tudo o que ela tinha preenchido no formulario, quando foi solicitar o visto. Foi uma pressão danada. No final, deu tudo certo, ela estava calma, não iamos fazer nada demais, mas foi uma experiência e tanto pra gente compartilhar com nossos clientes da agencia e com os leitores do blog.

Gente... Eles perguntaram TUDO.

Minha prima quando foi pra entrevista no consulado, levou junto o passaporte do filhinho de 10 anos, para obter o visto tambem, porque a intensão é leva-lo pra Disney em breve, mas depois desta viagem a Las Vegas. Então a primeira coisa que eles perguntaram foi: Cadê o seu filho Menininho de tal? Você não disse no consulado que ele viria com você?

Ela explicou que ele nao tinha vindo, que a viagem para a Disney ainda nao tinha acontecido, etc... Eles aceitaram bem a resposta, mas insistiram nisso.

Depois perguntaram: "Quem é o Sr. Fulano de tal?" (Pai dela). Ela ficou impressionada e nao entendia por que raios eles perguntaram do pai dela. Depois ela lembrou que no formulario disse que o pai dela pagaria a viagem à Disney deles.

O destino final era Las Vegas, mas o voo foi com conexão em Miami. Então a imigração foi em Miami. E eles insistiam: "Mas vocês não vão pra Orlando? Voce disse isso na sua entrevista!"

Ela teve calma o suficiente para dizer, em ingles, que sim, disse. Mas que surgiu a oportunidade de ir para Las Vegas antes, por isso a mudança de planos. E ainda peitou o agente de imigração, perguntando: "eu fiz algo que nao devia? não posso mudar de planos?"

Ele respondeu: "Não não, sem problemas, estou apenas averiguando, senhora."

Bom... teve mais: perguntou detalhes sobre o trabalho dela, da empresa, o o que ela fazia, no que consistia, enfim.... foi demoradinho, em quase todos os guichês, e se não fosse a calma e frieza dela, poderia facilmente ter não sido aceita e deportada.

Fiquei impressionada. Achei isso tão surpreendente, que achei valido postar aqui no blog. E preparei 3 dicas prá vocês:

1) Preencha o formulario com muito cuidado e o maximo de verdade possivel. Você pode ser questionado sobre isso quando viajar, ainda mais se for a primeira viagem, logo depois de concedido o visto.

2) Se possivel, tente colocar o endereço da cidade e hotel onde realmente vai ficar. Ou entao, esteja preparado para se justificar, dizendo por exemplo, que sua agencia mudou o seu hotel. Se a mudança foi de cidade, destino, prepare-se para dar uma boa justificativa.

3) Não minta em nada gente. Sobre trabalho, atividades do dia a dia, colegio. Você pode ter o visto concedido, criar a maior expectativa, e ter sua entrada negada da pior forma possivel, quando chegar lá.


Bom... lembrando de mais alguma coisa, ou melhor ainda, se vocês tiverem alguma dica, comentem ai.


Grande abraço!!!!!!!! E boa sorte na viagem!!!!