quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Brasil fazendo sucesso na Espanha - FITUR

Estande do Brasil na FITUR



Olá pessoal, tudo bem?!
Nossa... hoje já é quinta feira, a semana está voando e eu não conseguir postar nada ainda, desde segunda... Estou cheinhaa de novidades, fui conhecer Brotas, estou com um post quase pronto sobre Cuzco, no Peru... Mas isso vem nas proximas...
Hoje, só prá não perder o costume, uma novidade super importante pro Turismo no Brasil. Teve inicio ontem, em Madri, a 29ª Feira Internacional de Turismo – Fitur 2009. O evento deste ano que segue até o próximo domingo, dia 1º de fevereiro, está marcado pelo boicote das principais operadoras da Espanha, que consideram o valor cobrado pela empresa organizadora elevado demais para o momento de crise na economia mundial. Ainda não foi divulgado quantas nem quais operadoras deixaram de paraticipar da Fitur. Mas apesar da ausência das operadoras espanholas, estão presentes à Fitur mais de 11 mil empresas em 727 estandes espalhados pelos 12 pavilhões da Feria de Madrid, ocupando todos os 200 mil metros quadrados do local – 87,5 mil somente com os estandes dos expositores.
Mais de 170 países estão representados. No novo estande do Brasil – localizado no Pavilhão 8 – estão presentes 66 empresas co-expositoras. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, estão presentes. Ambos estão empenhados no objetivo de investir na promoção e comercialização de novos destinos brasileiros para atrair os espanhóis.

Para isso, já participaram, dia 26, de um workshop em parceria com a Associação Brasileira do Turismo Receptivo Internacional (Bito) e as empresas aéreas TAP e TAM, e de um jantar na noite do dia 27, com representantes do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), na Embaixada do Brasil.

O jantar celebrou a realização do 9º Fórum Mundial de Turismo no Brasil – em Florianópolis, nos dias 15 e 16 de maio. Antes do jantar, houve reunião do Comitê Descubra o Brasil com a presença do embaixador brasileiro na Espanha, José Viegas. A executiva do Escritório Brasileiro de Turismo na Espanha, Fernanda Hummel, explica que a promoção de novos destinos turísticos do Brasil é o foco principal do novo estande brasileiro que estreia na Fitur.

Há alguns anos, a Embratur apresenta ao turista espanhol um Brasil diferente com destinos não só de praia, mas também de cultura, aventura e ecoturismo, negócios e incentivos e esportes, desde o golfe até o kitesurf.

Ainda com o objetivo de orientar os profissionais espanhóis, a Embratur está disponibilizando no estande do Brasil o novo Manual de Vendas produzido pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur. O material, construído com base no Plano Aquarela, apresenta um portfólio das atrações brasileiras de forma ilustrada e organizada para auxiliar operadores e agentes internacionais.

Mais que belezas brasileiras, o guia disponibiliza informações gerais do País com dicas sobre clima, câmbio, pedido de visto e duração de voos para o Brasil entre os principais países emissores, além de listas de embaixadas, consulados e secretarias de turismo.

A Espanha é um mercado de alta prioridade para a promoção turística do Brasil. O país é o nono maior emissor de turistas para o Brasil. Entre 2002 e 2007, o número de visitantes espanhóis em território brasileiro teve um aumento de 89,7%. A frequência aérea entre os dois países também cresceu. O número de voos entre Brasil e Espanha aumentou 19,6% de 2007 para 2008 com a criação de 68 novos voos semanais.



quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A Cidade Maravilhosa e o Golfe

Oi gente, tudo bem?!

No post passado, matei minhas saudades (e as de muita gente) do Rio. Que video lindo né?! Obrigada pelos emails, pessoal!

Pois então... ainda falando do Rio, nos proximos dias 24 e 25 de janeiro, agora, a cidade vai sediar um torneio internacional de golfe, o HSBC LPGA Brasil Cup 2009, no Itanhangá Golf Club. E o campeonato vai ser prá elite mesmo... algumas das principais jogadoras de golfe no mundo estarão disputando.

E é interessante prá nós, brasileiros que este torneio aconteça no Rio. Isso porque o turismo de golfe movimenta, anualmente, 30 bilhões de dólares (!!!) no mundo, gerados por aproximadamente 15 milhões de praticantes, que viajam para jogar ao menos uma vez ao ano. E agora chegou a vez do Brasil se beneficiar com essa indústria, que é muito lucrativa.

O Rio foi escolhido para abrigar o primeiro evento da Associação Profissional de Golfe Feminino (LPGA) na América do Sul. Mas se depender dos números que vem dos Estados Unidos, país com mais de 30 milhões de praticantes, a indústria de turismo no Brasil tem tudo para receber o evento de portas abertas. Segundo a Associação Internacional dos Operadores de Turismo de Golfe, o turista golfista gasta em média 50% a mais do que o turista convencional.

De olho nesse mercado específico, foi criado recentemente no Brasil o Bureau Nacional de Turismo de Golfe, ligado à Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e à Embratur, com a proposta de promover o país como um destino internacional do esporte e incrementar o turismo interno. A intenção é trazer anualmente ao Brasil 200 mil visitantes ligados a essa modalidade esportiva. Atualmente, em todo o Brasil já são 25 mil jogadores, um crescimento de 550% nos últimos cinco anos.

O público carioca e os turistas que estiverem na cidade têm um atrativo a mais para conferir as tacadas das atletas. O HSBC LPGA Brasil Cup 2009 tem entrada franca, mediante a apresentação do CPF na entrada do clube. Se você estiver por lá... o programa é imperdível!

O endereço do Itanhangá é Estrada da Barra da Tijuca, 2005 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. E mais informações vc confere no site do clube: http://www.itanhanga.com.br/ ...


E aí? Vamos?! ;-)


Bjo e até a próxima!!!




terça-feira, 20 de janeiro de 2009

São Sebastião do Rio de Janeiro

Ei gente, bom dia!!!

Hoje é dia 20 de Janeiro né?! Dia de São Sebastião e portanto feriado no Rio de Janeiro. Ah... o Rio!!!
Fala sério: tem cidade mais linda nesse mundo?! Quando se está na orla da zona sul da cidade, e se olha para o mar, para as montanhas, para as pessoas, você praticamente tem certeza de que é mesmo: um dos lugares mais lindos do mundo!
Mas quando se sobe até o Cristo Redentor... e lá de cima se tem aquele visual... você passa a ter certeza absoluta: "estou na cidade mais maravilhosa da Terra!!!" Mesmo. De verdade...
E olha que essa opinião não é só minha não. Me lembro das viagens que eu fazia com os intercambistas estrangeiros, de todas as partes do mundo, nos (bons e saudosos) tempos da Terra Brasil, operadora de turismo especializada nesse segmento. E toda vez que a gente chegava no Rio e subia o trenzinho do Corcovado, rumo ao Cristo, as reações eram as mesmas: muita emoção, gente chorando, gente de boca aberta, e o que mais se ouvia era: "ohhhhhhhhhhhh"...
A gente... deu vontade de falar mais do Rio, escrever umas dicas, falar dos lugares, dos passeios... tô achando que vou fazer isso nos próximos posts... Só vai dar Rio aqui...
Prá começar, deem uma olhadinha nesse video... que show de produção...

Bom dia pra todos, bom feriado pros cariocas...

Beijo tchau!!!!



(É comum que o vídeo fique travando caso você o assista sem que o arquivo seja completamente carregado antes. Para evitar que isso aconteça, na hora de assistir, assim que o video começar a ser exibido, clique no botão do "pause"; aguarde dois ou três minutos, para que o arquivo seja caregado primeiro. E depois, volte a clicar no botão do "play" novamente. Fica bem melhor de assistir. Se voltar a travar, siga o mesmo procedimento mais uma vez).

MAIS POSTS SOBRE O RIO!!!!!!!!!!

- O que fazer... dia dia?!

sábado, 17 de janeiro de 2009

Boa viagem, pessoal do Zenith!!!



Ei todo mundo!!! E aí? Tudo bem???

Sabadão... Janeiro... Férias, verão... Enquanto tem gente nesse exato momento embarcando prá curtir férias num super navio, eu to aqui né?! Trabalhando no fim de semana e alimentando meu bloguinho... Pois então... aproveitando o ensejo, apesar de querer estar lá com eles, estou daqui muito feliz, por causa desse grupo super especial prá 4 Estações que está viajando hoje. São amigos, amigos de amigos que se tornaram amigos também.
Olha aí em cima uma fotinha do navio... É o Zenith, um dos mais completos do mundo. O que ele tem? Uma infinidade de atrações, piscinas, salão de espetáculos, de jogos, biblioteca.... Para quem gosta de manter a forma, centro de fitness, equipado com aparelhos modernos, em um ambiente bem decorado e com uma vista... que só estando lá prá ver... E depois de malhar, você ainda pode relaxar nas 3 piscinas, 3 jacuzzis e saunas. E quando a noite chega... Você tem a opção de cassino, salão de espetáculos, discoteca, bares ou teatro...

Enfim... Não vou ficar aqui descrevendo, porque tem gente que ta lá (né Lulu?!), que me prometeu um post completo na volta, cheio de fotos, dicas, comentários e impressões... Não vejo a hora... Vamos aguardar...

E antes que eu me esqueça, vocês viram nos jornais aquele senador italiano (Sergio Divina), que está estimulando um boicote turístico ao Brasil, em repúdio à decisão do nosso governo de conceder asilo político ao italiano Cesare Battisti, condenado por terrorismo na Itália? Segundo as agências internacionais, o cara fez o seguinte apelo: “...quando forem fazer uma viagem ao exterior, não levem em consideração o Brasil, país ao qual nós italianos demos tanto, e tivemos como resposta essa afronta...” (????? hã?????)

Quer dizer que por causa de uma decisão política do nosso país, o Brasil não deve ser mais escolhido como destino turístico pelos italianos??? Como assim??? O que uma coisa tem a ver com a outra??? Enfim... ainda bem que o número de turistas italianos que tem vindo prá cá, da pra se contar nos dedos né?! E se pensarmos também no grande percentual dos que vem em busca do turismo sexual (é claro que nem todos, né?) até que não vai fazer muita falta... Bem... não vai fazer falta nenhuma.... não quer vir.... tem quem quer... Que mico heim?!?!

Galera, abração prá todos, pessoal do Zenithe, aproveitem muito a viagem, e até a próxima!!!

Beijo tchau!!!



sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Neste verão, Aracaju enche turistas de mordomias e paparicos...

Oi gente, bom dia!!!

Hoje de manhã, agorinha há pouco, estava me arrumando prá vir trabalhar, vendo as notícias no BOM DIA BRASIL, quando uma reportagem (sobre Turismo, é claro!) Me chamou atenção. A chamada era mais ou menos assim:
"Neste verão, Aracaju enche turistas de mordomias e paparicos... E quem resolveu passar férias nas praias da capital do Sergipe vai ter uma surpresa. Lá turista é REI..."
Até sentei prá ver melhor. E não acreditei... Ai que vontade de pegar o primeiro voo e "subir" o mapa correndo pro Nordeste, fugir dessa chuvinha chata que resolve cair a qualquer momento por aqui (no Sudeste).

Por de Sol (escaldante) em Aracaju

Segundo a reportagem, os turistas que procuram Aracaju, encontram, além das belezas naturais (e são muitas mesmo, pois eu já fui conferir pessoalmente), muito capricho no atendimento. Você procura descanso e lazer; e acaba achando felicidade à beira-mar.

Olha que máximo, nas barracas de praia, você encontra ao alcance da mão, um botãozinho, que faz toda a diferença. Quando acionado na mesa, o painel acende no balcão, lá dentro. O garçom não demora. Gente... precisava ter um mecanismo desse em todo lugar, prá gente não ficar com cara de bobo, com aquele olhar, meio que implorando pro garçom te ver e você conseguir fazer o pedido.

Como se não bastasse isso, em alguns restaurantes de praia, quando o calor aperta, um spray com gotículas de água deixam os clientes com bastante frescor... fala sério! Que delícia....

Quer mais? Se falta intimidade com a estrela do cardápio nordestino, o caranguejo (não é muito fácil lidar com esse petisco prá quem não tá acostumado) o restaurante oferece um instrutor. Ele vem, explica com detalhes, aula prática e tudo mais...

E prá fechar, com chave de ouro, tem empresário apostando até no que pode parecer um exagero: um salão de beleza em plena praia!!!!!! E olha: pode parecer exagero prá VOCÊ, mas prá muita gente que está por lá... que nada! O povo até se acostumou. Tanto, que aos fins de semana, tem que pegar senha prá ser atendido.

Prá onde vc vai nas suas próximas férias????

É isso aí, pessoal... Espero que tenham gostado dessa e até a próxima, hoje mais tarde, amanhã, semana que vem... ou na primeira oportunidade que rolar um tempinho prá escrever...

E é claro, não posso esquecer do merchan né? Pacotes para Aracaju com precinhos ótimos na 4 Estações... Só mandar um email ou visite http://www.viajarcomestilo.com.br/ ;-)

Bom final de semana prá todo mundo!!!!!

Beijo tchau!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Vôo do Falcão - Brotas

Você pode ver o vídeo aqui mesmo (abaixo) ou se tiver dificil, faltando algum programa para abrir, ele tambem esta no You Tube ( http://www.youtube.com/watch?v=EVbN_uge5y4 )

(É comum que o vídeo fique travando caso você o assista sem que o arquivo seja completamente carregado antes. Para evitar que isso aconteça, na hora de assistir, assim que o video começar a ser exibido, clique no botão do "pause"; aguarde dois ou três minutos, para que o arquivo seja caregado primeiro. E depois, volte a clicar no botão do "play" novamente. Fica bem melhor de assistir. Se voltar a travar, siga o mesmo procedimento mais uma vez).

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Salinas de Maragogi



(É comum que o vídeo fique travando caso você o assista sem que o arquivo seja completamente carregado antes. Para evitar que isso aconteça, na hora de assistir, assim que o video começar a ser exibido, clique no botão do "pause"; aguarde dois ou três minutos, para que o arquivo seja caregado primeiro. E depois, volte a clicar no botão do "play" novamente. Fica bem melhor de assistir. Se voltar a travar, siga o mesmo procedimento mais uma vez).

Turismo de Aventura: Prática Segura

-
Cruzeiro no Rio Negro, proximidades de Manaus, Amazonas

Rapel no Abismo de Anhúmas (Bonito/MS) - "Gente!!! Eu fiz...!"

Mergulho no Rio Sucuri - Bonito / MS

Safari no Jalapão, Tocantins

Nos últimos meses, o dólar mais caro fez com que muitos brasileiros optassem por viajar dentro do Brasil. Segundo a Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem) o mercado cresceu cerca de 20% em 2008, estimulado, em parte, pelos destinos de ecoturismo, turismo de aventura e natureza.

Estes destinos estão entre os preferidos do viajante experiente, aquele que já conheceu os chamados destinos tradicionais brasileiros, como o Nordeste, Serras Gaúchas, praias do Sudeste e que agora, fazem a opção entre viajar para o exterior ou conhecerem destinos diferentes no Brasil, como Foz do Iguaçu (Turismo de Aventrua, heim; não turismo de compras no Paraguai), Amazônia, Fernando de Noronha, Pantanal, Bonito, Jalapão etc...

Para se ter uma idéia, o turismo de aventura deve faturar alto em 2009 também, de acordo com o Relatório Diagnóstico do Turismo de Aventura no Brasil, uma das ações do Programa Aventura Segura, executado também pelo Ministério do Turismo.De acordo com a pesquisa, o número de clientes atendidos anualmente em todo o Brasil ultrapassou 4 milhões. O mercado conta com mais de 1,5 mil empresas, que empregam 8 mil pessoas, número que salta para quase 25 mil nos períodos de alta temporada.
Prática segura

Com o crescimento do mercado, infelizmente, começam a surgir empresas oportunistas. De acordo com a pesquisa, 10% das companhias que atuam no setor estão irregulares, situação que está entre as maiores preocupações dos empresários do setor. É exatamente por este motivo que o Programa Aventura Segura, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, lançou a "Campanha do Consumo Consciente do Turismo de Aventura", com as dez regras a seguir:

1) Peça referência e confira se a empresa que oferece o serviço está formalizada e se tem alvará de funcionamento;
2) Verifique se a empresa oferece seguro que cubra atividades de aventura e natureza (Muito Importante);
3) Verifique se a empresa conhece e aplica as normas técnicas brasileiras para a atividade que oferece. Pergunte à empresa se ela tem um Sistema de Gestão de Segurança implementado, conforme a norma;
4) Os equipamentos devem estar sempre em boas condições de uso;
5) Lembre-se sempre de tirar os pés do chão somente quando estiver de capacete e de entrar na água apenas quando estiver de colete;
6) Aja de acordo com as regras ambientais em sua aventura: não faça fogo, não contamine o rio e ande sempre por trilhas demarcadas. Produza pouco lixo e traga-o de volta;
7) Confira o estado do estojo de primeiros-socorros que a empresa está levando e tenha na sua mochila seus remédios específicos;
8) Seja responsável, conheça e respeite seus limites;
9) Hidrate-se, alimente-se e mantenha-se aquecido;
10) As empresas sérias e profissionais estão fazendo sua parte. Faça turismo de aventura com quem está seguindo as normas de segurança e buscando a certificação.





quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Carnaval de Salvador





O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o carnal, o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano.
O som eletrizante do trio é a deixa para que nos três circuitos (Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico)) haja uma verdadeira explosão de alegria.
Os blocos afro, com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés são um contraponto para essa festa plural – porque rica de ritmos, estilos e manifestações artísticas – e singular porque única.
O Carnaval de Salvador atrai multidões. São mais de dois milhões de foliões – baianos e turistas) e cerca de 227 entidades (16 afoxés, 41 afros, 15 alternativos, 45 blocos de trio, 03 especiais, 02 de índios, 07 infantis, 17 pequenos grupos, 33 de percussão, 06 orquestras, 12 de travestidos e 30 trios independentes) cadastradas na Emtursa – Empresa de Turismo S/A, que organiza a festa.
A Cidade do Carnaval ocupa uma área de 25 quilômetros, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infra-estrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Nos seis dias, como nos remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, de todo o país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção.
Projetada para abrigar a maior festa de participação popular do planeta, a Cidade do Carnaval é um complexo de arquibancadas, camarotes, passarelas de desfiles e toda a infra-estrutura necessária para atender as necessidades de todos os dois milhões de foliões que por ali passam diariamente durante a festa.
Brincando nos blocos, assistindo nos camarotes e mesmo como “pipoca” atrás de um trio independente, as pessoas dispõem de uma rede de serviços, desde banheiros químicos, postos médicos e policiais, Serviço de Apoio ao Folião (SAF), no Campo Grande, postos de informações, Central e pórticos para imprensa.
A Cidade do Carnaval tem uma extensão de 25 quilômetros e emprega 200 mil trabalhadores – só cordeiros dos blocos são 86 mil pessoas – para dar ao folião o mais completo atendimento, assegurando-lhe segurança e tranqüilidade na folia. Todos os órgãos da administração municipal e muitos da estadual e federal atuam em perfeita sintonia, num trabalho que já é considerado como de referência nesse tipo de megaevento.
Salvador reinventa o Carnaval a cada ano e o folião é o grande artista dessa festa mágica e de muita alegria. A Cidade do Carnaval espera por você. Compareça.... ;-)
Fonte: Portal do Governo do Estado da Bahia
WE ARE THE CARNAVAL
Babado Novo

Ah, que bom você chegou
Bem-vindo a Salvador, coração do Brasil
Vem, você vai conhecer a cidade de luz e prazer correndo atrás do trio
Vai compreender que o baiano é um povo a mais de mil
Ele tem Deus no seu coração e o diabo no quadril
We are Carnaval
We are folia
We are the world of Carnaval
We are Bahia


Carnaval em Salvador

Salvador terá HOTEL CONCEITO no carnaval

Mercure Salvador - o primeiro hotel conceito da capital bahiana no Carnaval 2009


No período do carnaval a economia em Salvador cresce de forma significativa. Além, de ser o ponto turístico mais visado pelos brasileiros e estrangeiros, a capital bahiana pulsa atrações especiais para todos os tipos de classes.
Nesse ano o mercado de luxo, chega à cidade e promete alavancar ainda mais a economia o Concept hotel by Mercure, o primeiro projeto em Salvador, voltado para o mercado de luxo, que nasceu de uma parceria de um empresario baiano e o Grupo Accor.
Com investimento em torno de R$ 1,5 milhão, o Concept hotel transformou o hotel Mercure, em uma nova idéia de entretenimento e atendimento personalizado para esse público. O projeto nasceu depois de ser analisado detalhadamente por quatro anos o carnaval em Salvador. Foi constatado que não havia nada personalizado para esse público, que nessa época de carnaval, procurava outras acomodações na cidade em busca de um diferencial. Foi elaborado um projeto com serviços exclusivos, alguns patrocinadores também foram convidados para utilizar o Concept como um lugar para se relacionar com seus clientes e foi criada uma programação especial, que conta com a presença de celebridades e convidados vips, até sunset lounge com dj´s badalados, serviços de spa, entre outros atrativos.
Pela primeira vez, Salvador terá um projeto que não só irá movimentar mais ainda os negócios, como também terá um projeto pioneiro para o mercado de luxo na folia baiana. O Concept hotel by Mercure espera um retorno de lucro de mais de 2 milhões nesse primeiro ano.
(Ah... como é bom ser vip.... rsrsrs....)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cruzeiros marítimos levam 500 mil (Pasmem!!!!) turistas à costa do Brasil


Oi pessoal,
Tudo bem?! Nesta temporada de verão no Brasil, não se fala em outro tipo de viagem, que não seja os cruzeiros marítimos. Aqui na 4 Estações mesmo, mais da metade de todos os passageiros que embarcam em Janeiro e Fevereiro, viajam em navios... Um sucesso... Todo mundo quer fazer um cruzeiro... E já tem gente comprando viagens para viajar na temporada 2009/2010...
Eu li um artigo falando sobre este assunto, e resolvi dividir com vocês, que assim como eu, adoram falar sobre turismo e viagens.
Milhares de turistas estão curtindo o verão a bordo de belos, modernos e confortáveis transatlânticos estrangeiros, que realizam cruzeiros marítimos na costa brasileira.
Diante da crise econômica mundial (será?) e da disparada do dólar, nesta temporada muitos brasileiros substituíram a viagem ao exterior por uma viagem nacional pelo mar, especialmente depois de examinar a relação custo-benefício oferecida pelos navios que atracam em portos nacionais. O preço único e por pessoa dos cruzeiros marítimos inclui hospedagem, alimentação, entretenimento e diversos atrativos.
Catorze transatlânticos com bandeiras estrangeiras estão fazendo a alegria de cruzeiristas brasileiros, que devem chegar a 500 mil (!!!) na temporada 2008/2009, iniciada em novembro passado e que se estenderá até abril, segundo estimativa da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar). Esse número significa crescimento médio de 25% em comparação com a temporada anterior.
Ao todo serão realizadas 235 viagens de cruzeiro de cabotagem ou doméstica no País, isto é, com embarque e desembarque na costa brasileira. O turismo de cruzeiros continua o mesmo excelente mercado, nada a ver com a opção pelo turismo doméstico que cresceu em virtude da oscilação das moedas. Continua a ser um grande atrativo e o melhor produto em termos de custo-benefício.
Empresas que comercializam viagens em navios e transatlânticos internacionais fixaram o câmbio do dólar abaixo da cotação atual para passageiros que fizeram reserva até novembro passado, e estão facilitando o pagamento da viagem em várias parcelas. Essa estratégia resultou em ocupação quase total (95%) dos navios no Natal e no réveillon, segundo dados da entidade.
Nesta temporada, os cruzeiros diversificaram roteiros e opções de entretenimento e lazer oferecidos aos passageiros. Há desde cruzeiros gastronômicos, passeios para solteiros, shows com cantores e bandas renomados, festas comandadas por DJs famosos, até a nova modalidade fitness, cujas atividades de ginástica e malhação a bordo são animadas por artistas e grupos famosos de TV.
Roberto Carlos, Fábio Jr. e Zezé di Camargo & Luciano vão se apresentar em alguns navios. Alguns transatlânticos vão atracar pela primeira vez na costa brasileira. É o caso dos navios de bandeira italiana MSC Música, da MSC; Costa Mediterrânea, da Costa Cruzeiros; Soberano, da Celebration; e Imperatriz, da CVC. Vinte e quatro destinos estão sendo visitados pelos cruzeiros na costa brasileira: Angra dos Reis, Belém, Búzios, Cabo Frio, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fortaleza, Ilha de Jaguanum, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Paraty, Porto Belo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santarém, Santos, Vitória e Ubatuba.
Mercado em crescimento
Nos últimos oito anos, os cruzeiros de cabotagem cresceram 623% no Brasil, de acordo com a Abremar. As empresas que fazem estes cruzeiros reforçam a marca Brasil ao colocarem seus navios em águas brasileiras, agregando credibilidade ao destino. Publicidade, sites e brochuras dessas empresas despertam a curiosidade de mais de 50 milhões de consumidores em todo o mundo, ao acessarem seus roteiros. Mas apesar do crescimento dos cruzeiros nos últimos anos, o país ainda é bastante desconhecido dos grandes mercados consumidores como destino para esse tipo de viagem. O mercado norte-americano é o maior do mundo e conta com 14,6 milhões de usuários de cruzeiros. Países europeus ocupam o segundo lugar no ranking de consumo de roteiros marítimos, com cerca de 4 milhões de turistas. Há mais de 50 anos, a região do Caribe é o destino mais visitado do mundo por cruzeiristas. A costa do Mediterrâneo é o mais consumido pelos europeus, no verão do hemisfério Norte. Em ambos os casos, os roteiros se repetem e já não constituem novidade. Seus consumidores tendem a procurar novos destinos e novos navios.
O Brasil possui posição geográfica favorável para captar o interesse dos armadores, especialmente a região Nordeste. Praias ensolaradas o ano todo, bons resorts, cultura e artesanato, entre outros aspectos, colocam o País em boas condições competitivas. O trabalho da Embratur e do Ministério do Turismo na divulgação da costa brasileira é forte, porém ainda são o insuficiente para o segmento de cruzeiros marítimos. Os passageiros de cruzeiros internacionais são turistas exigentes. Além da falta de publicidade internacional sobre a costa brasileira, a ausência de infra-estrutura adequada e portos satisfatórios para o recebimento desses turistas são empecilhos para o desenvolvimento dos roteiros marítimos no País. A ausência de legislação transparente compromete o potencial turístico que o Brasil passou a representar, nos últimos anos, para os cruzeiros internacionais.

Fonte: DCI - Comércio, Indústria e Serviços - http://www.dci.com.br/

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A "Crise" não tem prejudicado turismo brasileiro


Fonte: Portal Turisver (Portugal)


Segundo o portal português Turisver, apesar da atual conjuntura econômica mundial, para o turismo brasileiro, esta tem sido uma época de prosperidade, fato que levou o ministro do Turismo do Brasil, Luiz Barreto, a afirmar que “a crise mundial não está prejudicando o setor no país”, estando antes a contribuir para que o mercado atraia mais estrangeiros, ao mesmo tempo que leva a que os próprios brasileiros permaneçam no Brasil.


Para o turismo brasileiro o ano de 2008 foi histórico, com as receitas e o número de turistas estrangeiros a atingirem números recorde de 5,6 mil milhões de dólares e 5,2 milhões de turistas, ultrapassando largamente os resultados de 2007, quando as receitas se ficavam pelos 4,9 mil milhões de dólares e o número de turistas estrangeiros não ia além dos cinco milhões.

De acordo com Luiz Barreto, o estado da economia mundial tem proporcionado algumas oportunidades ao turismo brasileiro, fato que, alega o responsável, pode ser também explicado pela desvalorização do real face ao dólar, o que levou muitos brasileiros a não saírem do país para suas férias.

“Segundo o Banco Central, caiu 40% o gasto de brasileiros no exterior, e nós estamos vivenciando um grande verão, com crescimento em torno de 20% (no turismo interno)”, afirmou o responsável durante a inauguração de uma roda gigante instalada no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e que vai funcionar como uma peça publicitária da candidatura da cidade às Olimpíadas de 2016.

O turismo representa atualmente 2,6% do PIB brasileiro e é um dos principais sectores geradores de emprego no país, motivo pelo qual Barreto afirmou que o seu Ministério vai, este ano, contar com um maior orçamento disponível, passando dos 2,6 mil milhões de reais de que dispunha em 2008, para os três mil milhões.


Roda Gigante inaugurada no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, peça publicitária pela candidatura da cidade às Olimpíadas de 2016.