quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Carnaval de Salvador





O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o carnal, o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano.
O som eletrizante do trio é a deixa para que nos três circuitos (Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico)) haja uma verdadeira explosão de alegria.
Os blocos afro, com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés são um contraponto para essa festa plural – porque rica de ritmos, estilos e manifestações artísticas – e singular porque única.
O Carnaval de Salvador atrai multidões. São mais de dois milhões de foliões – baianos e turistas) e cerca de 227 entidades (16 afoxés, 41 afros, 15 alternativos, 45 blocos de trio, 03 especiais, 02 de índios, 07 infantis, 17 pequenos grupos, 33 de percussão, 06 orquestras, 12 de travestidos e 30 trios independentes) cadastradas na Emtursa – Empresa de Turismo S/A, que organiza a festa.
A Cidade do Carnaval ocupa uma área de 25 quilômetros, abrigando camarotes, arquibancadas, postos de saúde, postos policiais, além de toda uma infra-estrutura especial montada pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Nos seis dias, como nos remete a própria marca da festa, “O coração do mundo bate aqui”, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, de todo o país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção.
Projetada para abrigar a maior festa de participação popular do planeta, a Cidade do Carnaval é um complexo de arquibancadas, camarotes, passarelas de desfiles e toda a infra-estrutura necessária para atender as necessidades de todos os dois milhões de foliões que por ali passam diariamente durante a festa.
Brincando nos blocos, assistindo nos camarotes e mesmo como “pipoca” atrás de um trio independente, as pessoas dispõem de uma rede de serviços, desde banheiros químicos, postos médicos e policiais, Serviço de Apoio ao Folião (SAF), no Campo Grande, postos de informações, Central e pórticos para imprensa.
A Cidade do Carnaval tem uma extensão de 25 quilômetros e emprega 200 mil trabalhadores – só cordeiros dos blocos são 86 mil pessoas – para dar ao folião o mais completo atendimento, assegurando-lhe segurança e tranqüilidade na folia. Todos os órgãos da administração municipal e muitos da estadual e federal atuam em perfeita sintonia, num trabalho que já é considerado como de referência nesse tipo de megaevento.
Salvador reinventa o Carnaval a cada ano e o folião é o grande artista dessa festa mágica e de muita alegria. A Cidade do Carnaval espera por você. Compareça.... ;-)
Fonte: Portal do Governo do Estado da Bahia
WE ARE THE CARNAVAL
Babado Novo

Ah, que bom você chegou
Bem-vindo a Salvador, coração do Brasil
Vem, você vai conhecer a cidade de luz e prazer correndo atrás do trio
Vai compreender que o baiano é um povo a mais de mil
Ele tem Deus no seu coração e o diabo no quadril
We are Carnaval
We are folia
We are the world of Carnaval
We are Bahia


Nenhum comentário: