quarta-feira, 22 de abril de 2009

Fortaleza com chuva é possível?

Estes dias, tenho acompanhado o noticiário na TV e ficado impressionada com a quantidade de chuvas que vem caindo no Nordeste, principalmente no Maranhão e Ceará. E me peguei pensando: imagina as pessoas que planejaram durante um tempão uma viagem para Fortaleza e que estão passando justamente esta semana por lá? Imagina essa foto daí de cima (ou a daí debaixo) com tempo chuvoso! Ai, que me dá até arrepio. Gente, chuva é uma coisa abençoada, mas em Fortaleza, durante as férias, não dá! E o engraçado é que a primeira vez que eu fui a Fortaleza, há não sei quantos anos atrás, foi bem nessa época. E não vi uma só gota de chuva. E o guia ainda brincou que chuva no Ceará era psicológica... Psigológica é!?

Que nada... Gente, foi sorte! MUITA sorte. Porque depois que eu fui olhar isso mais a fundo, descobri que a época agora é de chuva mesmo!


O inverno (período quente, mas chuvoso) no Nordeste, começa com chuvas espaçadas no mês de Fevereiro. A coisa aperta em Março, Abril (chove bem), começa a diminuir em Maio, e em Junho acaba de vez, volta a ser o paraíso ensolarado que a gente ouve falar.

Isso não significa que chova todo dia nessa época, e que as chances de férias inesquecíveis sejam nulas. Ou que fora deste período, exista garantia de sol. Mas em termos de probabilidades, as chances são muito maiores de chuvas entre Março e Maio e sol no resto do ano...

Portanto, guarde essa dica, quando for planejar a sua viagem...

Nenhum comentário: