quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

FERNANDO DE NORONHA: o que fazer (Parte 1)


Bom... no LUA DE MEL COM ESTILO, eu já dediquei um post a Noronha, com informações mais específicas sobre tipos de acomodação (e sugestões). Portanto, não faz sentido blogar aqui tudo de novo. Se você ainda não viu, veja aqui.

O objetivo DESTE post é dar umas dicas de como aproveitar melhor sua permanência na ilha, independente da razão de sua viagem: férias, lazer, relax, lua de mel...

Durante a sua temporada em Noronha, existe um monte de atividades, passeios, trilhas que podem ser feitas para que você conheça as... , desfrute das... e se integre às... maravilhas desse paraíso brasileiro. Se você tem pouco tempo, acho que um dos passeios ideais e imperdíveis é o Circuito na Ilha. Trata-se de um passeio feito de buggy ou carro tipo pick up que dá uma geral em praticamente toda Noronha. Dura o dia inteiro, das 8 da manhã até o por do sol, com parada nas principais praias e mirantes. Normalmente, neste circuito, a Praia do Atalaia não está incluída, pois existem algumas restrições para a visita.

Na Atalaia, a visita é controlada, limitada a pouquissimos visitantes por dia, onde a permanencia máxima é de meia hora (sujeito a alterações por parte do IBAMA). A praia possui águas super claras e profundidade média de 80 cm. (Já viu que outra sugestão e conhece-la, né?!) O nome ATALAIA é devido à Ilha do Frade à sua frente: assemelha-se a um monge ajoelhado, fazendo sentinela - significado da palavra atalaia. A praia é pequena, mesmo assim é uma das mais controladas para ajudar na preservação de suas características. Na maré baixa forma-se uma piscina natural com fundo de areias claras, onde diversos tipos de peixes, lagostas e até pequenos tubarões ficam presos. Entre a Baía do Sueste e a Atalaia há uma cabine para distribuição de senha. É proibido o uso de protetor solar, bronzeador e nadadeiras.

Foto André Seale

Nenhum comentário: