terça-feira, 18 de outubro de 2011

Buenos Aires

Na primeira foto, a Avenida 9 de Julho ao anoitecer, em destaque, o monumento Obelisco. 
Na segunda foto, eu no Centro de Buenos Aires, na Avenida Corrientes, quase esquina com a 9 de Julho
(olha o Obelisco ao fundo, novamente)


Gente!!!!!!!!!!!!!!  Faz tempo que estou precisando postar aqui umas dicas de Buenos Aires para atender a pedidos...  Inclusive, organizei um roteirinho muito prático e legal prá se fazer a pé. Pessoal, o "quente" em BUE é andar a pé. A pé e de ônibus amarelo... (já que eu explico). A cidade é o máximo, a viagem pode sair super barata (para isso, basta ter um bom agente de viagens como eu.... ou alguem do meu staff... ;-)

Mas se você é do tipo que gosta de fazer tudo por conta própria, vou te dar uma colher de chá... Mas depois, digam aí se gostaram, e deixem as suas dicas também.


Bjus e hasta la vista!!!!!!


=========================

BUENOS AIRES


A minha primeira dica é: se você não tem passaporte e acha que pode embarcar somente com o RG, SIM!!! :-)   você está certo. Mas tem que ficar atento a duas coisas: primeiro - só serve o RG mesmo. Nada de carteira de motorista, trabalho, OAB, CRM etc... Não embarca meeesmo! Segundo, mesmo estando com o RG, ele tem que ser recente (de 8 anos pra menos), tem que estar em bom estado de conservação, e dizem que até a foto tem que ser parecida com você. Não adianta nada o RG emitido há 3 anos atrás com a foto de uma mulher loira e de cabelos compridos e hoje você estar ruiva de cabelo curtinho, Pode dar problema e oficial argentino é malaaaaaaaaaa... que ce não tem noção.

A segunda dica é: assim que chegar a Buenos Aires, seja no aeroporto ou no check in do hotel (talvez seja até mais fácil a segunda opção) consiga um BOM mapa da cidade, de preferência um mapinha temático, com desenheinhos dos pontos turisticos. Isso vai ser essencial para o seu melhor aproveitamento em Buenos Aires. Aliás, se tiver como, tente conseguir um mapa antes de viajar. Os guias de viagem que são vendidos em boas livrarias costuamam ter mapas ótimos. E ainda vc pode dar uma estudada pelo Google Maps...

A grande maioria dos hotéis centrais (Centro da Cidade, Puerto Madero ou Recoleta) fica muito próximo a diversos pontos turísticos do centro da cidade; ou seja, dá prá ir a pé em quase tudo, e se por acaso você resolver ir andando, andando, andando... e de repente achar que está longe demais prá voltar pro hotel, o serviço de táxi é super eficiente e muito barato. Use e abuse. Se você for atiradinho, arrisque-se no metrô. (Arrisque!!! Até parece... não tem risco nenhum, mas é que tem gente que te medinho de metrô em cidade grande, desconhecida...)

Então, se vc chegar até umas 3, 4 da tarde, dê uma volta pelas ruas e quarteirões próximos do seu hotel prá se ambientar com o que tem mais próximo. É bom pra localizar o mercadinho, o café, restaurantes, lanchonetes, lojas, enfim... Se tiver animado, como primeiro passeio, caminhe até o Obelisco (foto), na esquina da Avenida 9 de Julho com a Av. Corrientes. Localize-se pelo seu mapinha e passe pelo Teatro Colón, caminhe pela Avenida Corrientes, passeie pela Calle (Rua) Florida, a rua do comercio popular (mas que também tem lojas chiques), o Teatro Nacional Cervantes e o Palacio de Justicia. Se quiser ir ao teatro, as peças tem preço acessível, para aqueles que curtem teatro, mas que entendem espanhol. Se vcoê chegar à cidade a noite, deixe pra fazer isso no dia seguinte! E se tiver friozinho (ou não), dê-se as boas vindas com um relaxante fim de tarde no mais famoso e tradicional café da cidade, o Gran Café Tortoni, que fica no Centro da Cidade, acesso super fácil.


Depois do primeiro contato com a cidade, nas proximidades do seu hotel, a minha dica é: faça o citytour nos ônibus de dois andares da empresa Buenos Aires Bus. Planeje melhor antes de ir, neste site: http://www.buenosairesbus.com/pt/. Se o seu pacote tiver outro citytour incluido, acredite: as chances de você fazer um bom passeio, produtivo, com um bom guia, que vai te dar dicas preciosas e informações interessantes é quase NENHUMA. A grande maioria dos passeios (pergunte a qualquer pessoa que já foi) é de péssima qualidade. Corridos, incompletos, com guias te empurrando para compras em outlets furadíssimos. Não compensa!!!

O esquema dos ônibus da Buenos Aires Bus segue a receita de sucesso das grandes capitais turísticas do mundo, como Londres, Paris, Madrid, e no Brasil, Salvador e Porto Alegre. São vários carros percorrendo a cidade durante o dia, com paradas programadas em vários pontos turísticos. Você desce onde quiser, fica pela região pelo tempo que quiser, e quando for conveniente prá você, pega o próximo veículo e continua o seu percurso. Os ônibus têm dois andares (é claro que nos dias de frio e chuva, ninguém quer ficar no andar de cima), monitores de video que vão mostrando fotos dos lugares por onde se está passando. Os auriculares (fones de ouvido) estão a disposição em todos os assentos. (Mas fique esperto, alguns estão mal conservados e você deve trocar imediatamente, senão pode perder informações super bacanas de onde está passando).

Na Plaza San Martín (é provável que dê para ir andando do seu hotel) e à Torre Monumental (antiga Torre de los Ingleses) e visite o Palácio San Martín. A praça é muito bonita, aproveite para fazer muitas fotos bacanas. Próximo da base da torre, fica o Terminal Retiro, onde se toma o Tren de la Costa a Tigre. Vá até a cidade de Tigre. Da Estación Fluvial de Tigre saem barcos toda hora por um pequeno passeio no delta – existem passeios de 40 minutos a 2 horas e meia de duração, é perfeito para casais.

Outra opção é fazer uma caminhada pela cidade em direção ao Tigre Club, visitando o Museu Naval no caminho. A caminhada é super gostosa, pois a cidade é limpa, bonita e possui um certo glamour antigo. É um caminho super agradável! A vista do clube é bonita também, mas é um pouco distante da estação. Dá prá se voltar no mesmo trem, mas se vc descer na parada em Belgrano, vai encontrar uma sorveteria da Freddo e conseguir provar o inigualável e indescritível sorvete de dulce de leche. Espetacular! É um sorvete surreal... ;-)

Visite o Museo de Arte Español, o Museo Sarmiento e a Basílica Nuestra Señora del Rosário que é linda demais.

Continue a jornada pegando o metrô – ou subte, como é chamado na Argentina – de Belgrano até Palermo. Essa linha do metrô possui vagões bem antigos e pequenos, com um certo ar de submundo. Porém, bem legal!

Palermo é um bairro lindo demais. O tempo passa fácil quando você está por lá. Prédios com arquitetura moderna e um parque gigantesco – o Parque 3 de Febrero. O parque é muito bem cuidado, onde crianças brincam, jovens jogam bola, casais namoram, famílias passeiam, pessoas correm, caminham, pegam sol etc. É um bom lugar para se revitalizar, afinal vc terá andando bastante!

Visite a galeria de arte que tem por lá, ande pelo parque, vá ao Planetario Galileo Galilei, ao Jardín Japones e à Plaza Alemania. E não deixe de ir ao zoológico, pois é show. O jardim é muito bonito, um passeio super romântico.

Depois de uma relaxada na praça, caminhe mais um pouco pelo bairro e visite o Museo Hernandez e o MALBA. O MALBA é espetacular! Com uma arquitetura moderna e exposições maravilhosas, é o melhor museu de Buenos Aires.


Saindo do museu, vá ao Museo de Arte Decorativo, e no Museo de Bellas Artes que possui uma fachada bonita e em sua exposição permanente se encontram obras de grandes artistas internacionais e nacionais, como Rodin, Degas, Cézanne, Renoir, Monet, Van Gogh e Portinari, entre outros. É outro museu imperdível!

Para fechar o dia, faça um passeio pela Calle Florida e uma visita ao Galerías Pacífico – shopping luxuoso de Buenos Aires. Não é o melhor para comprar barato, com certeza, mas vale a visita pelo visual.

No terceiro dia, conheça Puerto Madero, uma área portuária que foi remodelada e possui agora vários bares, restaurantes e boates. Uma área bem bacana que vale a pena ser explorada à noite também. Em Madero, tem uma boate chamada Opera Bay que é a mais agitada turisticamente. (É sempre bom confirmar estas informações quando estiver lá, pq as coisas mudam muito). No bairro, também se encontra a famosa churrascaria Siga La Vaca, que devido à fila, muita gente desiste de esperar. Há uma Freddo no local também.

De Puerto Madero dá pra ir a pé para a Plaza de Mayo, onde se pode visitar a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana – onde está o mausoléu do General San Martín – e dar uma olhada no Cabildo. Uma área muito interessante, mas abarrotada de turistas, sempre! O mausoléu do general fica tão cheio que é impossível tirar uma boa foto do local.

De lá siga pela Avenida de Mayo, construída nos moldes de Paris, de uma olhada na estação Perú do subte e visite o Café Tortoni.

No final da avenida, se encontra a Plaza del Congreso. Da praça, dá para se tomar um ônibus até o bairro de La Boca. Comece a conhecer o bairro pelo estádio do Boca Juniors – La Bombonera. E se vc der sorte de ver um jogo por lá.... melhor ainda! Para quem gosta de futebol, uma visita ao estádio é essencial. O museu conta a história do clube com bastante detalhes e é muito bem organizado.

Próximo ao estádio está a Calle Caminito, famosa pela diversidade de cores de suas habitações. É um local completamente turístico, lotado de turistas e pessoas querendo ganhar dinheiro de qualquer jeito. Porém, é um lugar que respira tango. Em cada dez passos há um casal de dançarinos, seja posando para fotos, ou dançando. Vale à pena conhecer!


E cuidado ao tirar fotos dos casais e filmar se você não estiver sentado em uma das mesas dos restaurantes do local – eles vão te cobrar! Peque um outro ônibus e siga para o bairro de San Telmo, desça no Parque Lezama. No parque, visite o Museo Histórico Nacional, a Iglesia Ortodoxa Russa.

Vá para o bairro da Recoleta, conhecer o famoso Cementerio La Recoleta, também, um lugar super procurado pela turistada. Antes de entrar no cemitério, pausa para mais um sorvete na Freddo. No cemitério estão enterradas muitas pessoas importantes para a história da Argentina e outras de famílias ricas. Por essa característica, é visivelmente um cemitério para ricos. A arquitetura do local é magnificia em detalhes e dá a impressão de ser uma pequena cidade dentro do bairro, com ruas e becos e muito bem organizada. O destaque do cemitério é a tumba de Evita Perón, sempre com muitas flores e lembrada por grande parte dos argentinos. A tumba em si não é bonita, mas vive cheia de gente.

Ao lado do cemitério, se encontra a charmosa Basílica Nuestra Señora del Pilar, que vale uma pequena visita. A gente recomenda ficar pelo menos quatro dias em Buenos Aires, prá se conhecer tudo e não ficar aquela sensação de que algo ficou prá tras. Mas se o tempo for curto, em 3 dias, bem organizado, vc faz um passeio bem legal!

E segue aqui um site com dicas preciosas da capital argentina... Pode entrar e se esbaldar à vontade, eu gostei muito tambem: http://www.mibsasquerido.com.ar/BuenosAires1.htm

Um comentário:

Dentro da Bota disse...

Vi no Orkut e passei para conferir...
Parabens pelo Blog...
Saluti
Gi, Roma