segunda-feira, 2 de maio de 2011

As armadilhas das reservas online... todo cuidado é pouco!



Oi gente, tudo bem?!
No nosso dia a dia aqui na agência, a gente vive se deparando com clientes que nos apresentam orçamentos de hotéis (no exterior), feitos diretamente no site do hotel ou mesmo em sites especializados de reservas.

De tanto explicar a mesma coisa, e argumentar a favor da agência, resolvi postar aqui no blog algumas informações e dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão. Pode até ser que aquele site amigo de sempre onde você sempre reserva seus hotéis, seja mais vantajoso. Em alguns casos. NORMAMENTE, não é!




Não sei se as informações abaixo se aplicam a TODAS as agências de viagem. No nosso caso, da 4 Estações, é assim que a coisa funciona.

- Na grande maioria das nossas transações internacionais, nós não trabalhamos diretamente com os hotéis e não fazemos as reservas direto no site do hotel, pois nosso fornecedor, nestes casos, compra muitas diárias de muitos apartamentos dos hotéis com que temos contrato, para um determinado período; e por esse motivo, sempre conseguimos oferecer uma tarifa melhor do que a do próprio hotel, pois compramos e pré-pagamos todas as diárias de uma só vez.

- Nosso fornecedor trabalha com a compra de lotes de apartamentos: conforme os lotes vão sendo vendidos, fazemos um novo acordo para um novo lote (ou mesmo somente o numero de aptos que precisamos, fora deste lote) e, nesta situação, pode ser que o preço aumente em relação ao lote principal, ficando do mesmo preço ou até um pouco mais caro que o site do hotel.

- Por outro lado, pode ser também que o hotel lance como estratégia de vendas algum tipo de desconto ou de promoção temporária para vendas diretas feitas através do site dele.

- Em nosso preço também já estão incluídos todos os impostos locais, taxas de serviço, café da manhã e inclusive os 6%* de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que será cobrado de você, caso faça sua reserva direto pelo site do hotel ou em algum outro site que te permita realizar o pagamento diretamente no hotel. Você vai pagar isso na hora de comprar a moeda estrangeira para fazer o pagamento direto, ou quando vier a fatura do seu cartão de credito.

- Você deve também ficar atento a tudo o que o hotel inclui na reserva feita através do site, pois é muito comum você chegar lá e ter que pagar pelo café da manhã, taxas de turismo ou taxas de serviços que podem chegar à até 15% e mesmo os impostos do país em questão; a gente vê isso acontecer todos os dias, na maioria dos sites de reserva online. Alguns informam "ocultamente", depois da oferta barata do valor, fazendo com que você tenha que somar, outros nem isso, nem se dão ao trabalho de informar, você que pague lá!

- Comprando conosco você garante o cambio na data de hoje, dia da compra; protegendo-se de variações abruptas para mais, caso faça o pagamento por cartão de crédito, como é o usual. Já vimos acontecer de clientes nossos optarem por fazer o pagamento direto no hotel, acontecer algo na economia do nosso país, e a pessoa ter que pagar um cambio bem mais alto quando a fatura do cartão chega.

- E para finalizar, você pode parcelar a sua compra em até 06x sem juros, em Reais, ou de 07 a 10x  com uma taxa inferior a 1% ao mês.* 

Mesmo se você concluir que a melhor opção é pela compra através do site do hotel ou dos sites especializados, tudo bem Pode até ser que seja a melhor opção no momento. Raramente acontece e o que importa é a sua satisfação e um bom negócio, claro!

Mas é essencial comparar as vantagens da agencia com as condições REAIS do site em questão, atentando-se às cobranças ocultas, antes de fazer a sua opção.

Abs e até a proxima!!!!!!!


* Informações e percentuais sujeitos a alteração, principalmente aqui no Brasil, né?!

Nenhum comentário: