sábado, 30 de janeiro de 2010

A incrível Gruta do Lago Azul, Bonito - Mato Grosso do Sul

Foto do site Baixaqui

Um dos símbolos da cidade de Bonito, no MS, talvez o atrativo mais visitado pelos turistas que se aventuram pela região, é a incrível Gruta do Lago Azul. Mundialmente conhecida, a gruta (ou caverna - aliás, alguém me explica a diferença?) é um monumento natural, com seu interior formado por estalactites, estagmites que cercam por todos os lados um imenso lago de água azul, onde quando bate o sol, reflete essa tonalidade da foto, diga-se de passagem, super difícil de conseguir (a foto). Só por fotógrafos muito experientes, pq tem que esperar muito tempo a entrada de luz (bom, me deram essa explicação).

Na verdade, a água não é azul, né gente? É transparente, como qualquer "água" normal. O azul é reflexo de... ai meu Deus, que falta faz a explicação dos guias nessa hora. E olha que eu ja desci essa caverna umas 20 vezes. Bom, nem vai adiantar postar aqui. Deixa que você aprenda quando estiver por lá.

A gruta não fica perto da cidade. Quer dizer, mais ou menos. São 18 km que normalmente são percorridos por vans, taxis, ônibus de turismo (raramente), em estrada de terra, o que torna o percurso um pouquinho mais distante. Tem que agendar a visita nas agências da cidade (eu sempre recomendo a Ivone e o Nereu da Agência Panamericana - http://www.agpanamericana.com.br/). São meus queridos amigos de anos, e cuidam de tudo, com todo carinho, prá mim e para meus clientes, sempre que estão por estas bandas. A taxa de visitação é R$ 25,00 (é bom confirmar antes, o preço pode estar defasado dependendo de quando vc estiver lendo este post). E não está incluido o transporte do centro até a gruta.

A história que contam é que ela foi decoberta por um índio Terena em 1924, e que tem uma das maiores cavidades inundadas do planeta (pelo lago azul). Em 1992, uma expedição de espeleomergulhadores franceses e brasileiros, encontrou uma série de fósseis de mamíferos, como de tigre-de-dente-de-sabre e de uma preguiça gigante - que viveram entre seis e dez mil anos atrás. (Isso eu lembro bem...)

Primeiro você chega em uma espécie de "entrada" da atração, onde tem uma lojinha, lanchonete, e pega a senha que organiza os grupos que visitam a gruta, sempre acompanhados de um guia. Depois de se equipar com um capacete de segurança, segue uma pequena caminhada até a abertura da caverna.


Trilha que leva à entrada da gruta - Foto de André Seale


Aí começa a parte mais dificil: uma descinada de aprox. 100m, em degraus (prá baixo todo santo ajuda, mas é f... cansativo subir na volta) e tem que estar de tênis, por medida de segurança. Por isso mesmo, não se pode levar crianças com menos de 5 anos. (É bom tambem confirmar isso, pois pode mudar tambem).

Então, é só se preparar para se emocionar... Já vi muito marmanjo chorando ali dentro. É um verdadeiro templo da natureza, um templo de paz, beleza.... arrepio inteira só de lembrar!!!!

Quando estiver por lá, lembra de mim, tá?!

Nenhum comentário: