sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Novas normas de segurança para voos com destino aos Estados Unidos


Aeronaves no Aeroporto JFK (Nova York) aguardando para decolar em fila indiana
ATransportation Security Administration (órgão norte-americano que regula a segurança dos transportes) publicou esta semana o Emergency Amendment (EA) nº 1546-09-01, com medidas adicionais de segurança
que as empresas aéreas devem adotar para os vôos com destino aos Estados Unidos, pelo menos até o próximo dia 30 de dezembro.

A TAM, por exemplo, que cumpre rigorosamente as normas nacionais e internacionais em vigor, adotará os procedimentos adicionais da agência norte-americana em seus vôos com destino a Nova York, Miami e Orlando, cidades hoje atendidas pela Tam naquele país.

As normas são as seguintes:

• inspecionar 100% dos pertences de mão e dos sapatos dos passageiros no finger;
• passar 100% dos passageiros pelo bastão detector de metais no finger;
• assegurar que substâncias líquidas ou em gel e tubos de aerosol serão transportados de acordo com os limites vigentes.

Além disso, na etapa final do vôo, quando faltar uma hora para a chegada ao destino:

• os passageiros deverão permanecer em seus assentos;
• será proibido o acesso aos pertences de mão;
• serão recolhidos travesseiros, cobertores e/ou pertences pessoais, que não poderão mais permanecer no colo dos passageiros.

A autoridade norte-americana proibiu ainda o uso de sistema de comunicação como telefone, internet, GPS e programação de TV ao vivo antes do embarque e durante todas as fases do vôo.

Por fim, enquanto a aeronave sobrevoar o espaço aéreo dos EUA, a tripulação não poderá informar os passageiros sobre a trajetória do vôo nem sobre sua posição sobre cidades norte-americanas.

De acordo também com a EA nº 1546-09-01, estão isentos dos procedimentos descritos acima, apenas chefes de Estado e de governo, bem como seus respectivos cônjuges e filhos, e pessoas nomeadas por essas autoridades.

É bom ficar atento!!!



Nenhum comentário: