domingo, 24 de janeiro de 2010

República Dominicana



A pouco mais de 1300 km de Miami em linha reta, a República Dominicana está localizada na parte oriental da Ilha Hispaniola. (Do outro lado da ilha, fica o Haiti, a única fronteira terrestre). A leste, no Mar do Caribe, Porto Rico; e a Noroeste, outro paraíso caribenho, a colônia britânica de Turks and Caicos. Clique na imagem abaixo para ver em tamanho ampliado.



De algum tempo para cá, a República Dominicana tem sido muito procurada por casais em lua de mel, em busca das suas praias paradisíacas, dos sensacionais resorts “all inclusive”, onde se tem absolutamente TUDO incluído, refeições, bebidas, inclusive as alcoólicas, atividades em geral, que vão das aulas de hidroginástica, passando dança, esportes, circo (tem que ver direitinho no site de cada resort tudo o que ele oferece) a e em alguns deles, até mesmo serviços de SPA. Estes resorts são relativamente uma novidade no país e começaram a surgir na década de 90. Além disso, o país é berço do merengue, um dos ritmos de dança mais calientes, adorados por turistas de todo o mundo e motivo de orgulho para os nativos (assim como o samba prá gente ou o tango pros argentinos). Outra característica forte do povo dominicano é a verdadeira adoração pelo baseball, por influência norte-americana.




Dos lugares possíveis de se conhecer neste país pequeno, o mais famoso e “in” do momento é o balneário de Punta Cana. Punta Cana fica a cerca de 3 horas por terra, da capital Santo Domingo. Mas hoje em dia, não é necessário chegar a Santo Domingo primeiro. A República Dominicana tem nada menos que SETE aeroportos internacionais (um deles em Punta Cana). As boas operadoras brasileiras que tem o destino entre suas opções de viagem chegam tanto em Punta Cana, quanto em Santo Domingo, dependendo do roteiro que vocês adquirirem. Se vocês não estão nem aí pra história, cultura e modernidade, podem até dispensar Santo Domingo e partir direto para Punta. Mas se na lua de mel, tiver um espaçozinho para “fazer turismo” VALE A PENA – E MUITO – passar pelo menos uns dois dias na capital Santo Domingo. Vou dedicar depois um post só para a capital dominicana com algumas dicas.
Para terem dias de muita mordomia, sob o sol do Caribe, com direito a serem servidos nas espreguiçadeiras de fantásticas piscinas ou mesmo nas estruturas de praia dos resorts, tudo o que vcs vão precisar é da “pulseirinha” certa. Aquela pulseirinha plástica que identificará vocês como hóspedes deste ou daquele resort. A escolha do resort ideal prá vcs vai ser muito importante, porque em Punta Cana não vai ter muita coisa prá se fazer, a não ser as atividades do hotel, praia, restaurantes, além de namorar muito. De acordo com o órgão nacional de turismo (que anda meio defasado e precisando de atualizações), só em Punta Cana e Playa Bavaro (ao lado), são mais de 40 resorts. Fora os que estão por vir, pois existem muitos investimentos na hotelaria na região da costa leste do país, onde fica Punta Cana.




Um dos programas “fora dos resorts” é visitar a Ilha Saona, para a prática de mergulho livre e também em piscinas naturais. Os turistas são buscados em seus hotéis e levados a um “porto” a cerca de 1 hora / hora e meia de Punta Cana. A partir daí, um passeio em lanchas rápidas para mergulhar com snorkel e depois, de catamarã, uma travessia festiva para Saona. Onde se dança muito merengue e se bebe um pouco de Vitamina “R”.... ;-) – o tão famoso RUM. Os passeios normalmente têm almoço incluído e custam entre US$80 e US$ 90,00 por pessoa.



Isla Saona - República Dominicana


Manati Park


To be continued...

7 comentários:

AL-Amin's Blog disse...

yo aprendiate spanol com me amigo domenicano, Someday, I would like to visit this country.

Diana Carvalho disse...

I hope you get it!
It's really worth!!!

Warm regards from Happy Brazil!!!!!
:-)

Casal disse...

Muito bom! Estou quase fechando minha lua de mel lá... Vc saberia me dizer se no comecinho de Novembro ainda há perigo de furcões.
Se puder, me mande por e-mail mais informações: anafabiarj@hotmail.com
Obrigada
Bjs e parabéns pelo blog!

Fezinha disse...

Ola Diana, suas dicas são mt boas mesmoooo!!Parabéns pelo blog! Será que vc pode me ajudar??

Eu e meu noivo estamos em dúvida entre Punta Cana e Aruba, viajaremos no início de dezembro. Queremos conforto, descansar e tb sair para comprinhas. Sei que Aruba é bom para compras, mas acho que PC tem mais "cara" de lua de mel , estou certa?? Mas ouvi dizer que nessa época PC tem mais risco de chuva e furacões do que Aruba, é vdd?? Estamos perdidosss! O que vc acha?? preciso de sua ajudaaaaa!! Bjos Obrigada !!fernanda.lc@terra.com.br

Diana Carvalho disse...

Olá meninas, desculpa pela demora em responder. Estava viajando...
Bom... de modo geral, a temporada de furacões no Caribe vai de 1 de Junho a 30 de Novembro. Sendo que quanto mais no inicio e no fim, menores as possibilidades de furacões ou pelo menos de eventos mais fracos. Mas isso é muito, muito geral. Existia uma previsão GERAL para este ano, 2009, com 9 a 14 tempestades tropicais dotadas de nome, 4 a 7 furacões e 1 a 3 grandes furacões (intensidade equivalente a categoria 3 ou mais na escala de furacões de Saffir-Simpson). Depois, as previsões foram diminuidas para 11 tempestades tropicais dotadas de nome, 5 furacões e 2 grandes furacões. Em 18 de junho, a Met Office, agência oficial de meteorologia do Reino Unido, também emitiu a sua previsão para a temporada de 2009, prevendo apenas 6 sistemas tropicais dotados de nome, que se formariam entre julho e novembro de 2009. (Informações da Wikipedia).

Bem... eu conheço Aruba e acho MUITO a cara de lua de mel, e ainda tem compras incriveis... Ai ai ai, dificil decisão... Aruba é bem menor e vcs vão ficar mais light... tem mto menos passeios, estradas, roteiros turisticos... Mas é linda tambem.

dudromedario disse...

Olá meu nome é Carlos, estou com muita vontade de passar minha lua de mel na Republica só que tenho encontrado dificuldades de saber como reservar, tarifas, se vc tivesse uma relação de resorts e hoteis confiaveis eu agradeceria e com preços legais tambem, abç

Unknown disse...

Olá Diana,
Estava vendo seu blog e lendo sobre a república dominicana.
Na verdade vou no final do ano para a parte norte, Puerto Plata. Você saberia em dizer se as estradas são perigosas, ou algo do tipo? Vamos alugar um carro partindo de Santo Domingo.
Agradeço muito se puder me ajudar. Meu email : likakotzent@gmail.com
Obrigada
Lika