terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A "Crise" não tem prejudicado turismo brasileiro


Fonte: Portal Turisver (Portugal)


Segundo o portal português Turisver, apesar da atual conjuntura econômica mundial, para o turismo brasileiro, esta tem sido uma época de prosperidade, fato que levou o ministro do Turismo do Brasil, Luiz Barreto, a afirmar que “a crise mundial não está prejudicando o setor no país”, estando antes a contribuir para que o mercado atraia mais estrangeiros, ao mesmo tempo que leva a que os próprios brasileiros permaneçam no Brasil.


Para o turismo brasileiro o ano de 2008 foi histórico, com as receitas e o número de turistas estrangeiros a atingirem números recorde de 5,6 mil milhões de dólares e 5,2 milhões de turistas, ultrapassando largamente os resultados de 2007, quando as receitas se ficavam pelos 4,9 mil milhões de dólares e o número de turistas estrangeiros não ia além dos cinco milhões.

De acordo com Luiz Barreto, o estado da economia mundial tem proporcionado algumas oportunidades ao turismo brasileiro, fato que, alega o responsável, pode ser também explicado pela desvalorização do real face ao dólar, o que levou muitos brasileiros a não saírem do país para suas férias.

“Segundo o Banco Central, caiu 40% o gasto de brasileiros no exterior, e nós estamos vivenciando um grande verão, com crescimento em torno de 20% (no turismo interno)”, afirmou o responsável durante a inauguração de uma roda gigante instalada no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e que vai funcionar como uma peça publicitária da candidatura da cidade às Olimpíadas de 2016.

O turismo representa atualmente 2,6% do PIB brasileiro e é um dos principais sectores geradores de emprego no país, motivo pelo qual Barreto afirmou que o seu Ministério vai, este ano, contar com um maior orçamento disponível, passando dos 2,6 mil milhões de reais de que dispunha em 2008, para os três mil milhões.


Roda Gigante inaugurada no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, peça publicitária pela candidatura da cidade às Olimpíadas de 2016.

Nenhum comentário: